AMODIV

AMODIV
Associação dos Moto Clubes de Divinópolis - MG

Orações e Conceitos

ORAÇÃO DO MOTOCICLISTA

Senhor, conceda-me mãos firmes, olhos atentos, prudência e controle suficiente, para que eu possa fazer uma boa viagem e chegar bem ao meu destino.
Tu que és o autor da vida, cuide para que eu não sofra acidentes nem cause danos ao outros.
Esteja também com os meu companheiros de viagens e estradas.
Desperta Senhor, em mim o sentimento de bom samaritano.
Conceda-me calma, paciência e determinação no trânsito;
Guia-me para que saiba respeitar os sinais e regulamentos de trânsito e possa conduzir minha moto com prudência e livrai-me da tentação do excesso de velocidade.
Rogamos que a tua graça acompanhe-nos sempre nas nossas viagens.

Amém.

ORAÇÃO DO MOTOCICLISTA
Senhor, cada vez que subo numa moto sinto a liberdade e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num destes caminhos perplexos do mundo.

Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte e dono de mim, quando estou numa moto.

Mas, Senhor, não quero perder minha vida num destes momentos. Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos, Senhor, que o capacete que me proteje a cabeça, seja a segurança de que preciso, e que Tu, Senhor, seja a minha proteção permanente.

Perdoa-me Senhor, se por vezes abuso da liberdade que me deste e corro alucinado, ou me perco em emoções na velocidade, em busca de respostas... Que cada dia eu possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, na responsabilidade da vida que me deste. Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estás comigo como meu caroneiro.

Proteje, Senhor, nossas vidas e acolhe junto de Vós os companheiros que já partiram, que eles possam viver as alegrias de estarem Convosco, que nós tenhamos a esperança de um dia também encontrar-Vos. Proteje, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora, nossas motos, nossas vidas, nossos caminhos, para que na certeza de Tua presença, possamos dar-Te glória e louvor, para sempre, Amém

Alguns conceitos sobre o motociclista:

Irmandade: Se procurarmos no dicionário vamos encontrar: 1. Confraternidade, Intimidade.
2. Associação, Confraria, Liga.
Digo sempre que o motociclismo é uma grande irmandade, e neste caso, esta palavra vem tomando uma outra conotação, mais abrangente, mais forte.
Irmandade, quando falamos de motociclismo, transcende o significado de Associação ou Liga. Não precisa haver nenhuma intimidade para que dois motociclistas que nunca se viram antes se encontrem numa estrada e se ajudem mutuamente ou simplesmente conversem sobre suas máquinas, trocando informações, experiências, conselhos e depois talvez nunca mais se encontrem de novo, isto é ser motociclista.
Irmandade vem de irmãos, neste caso, não de sangue, mas de gasolina, de asfalto, de graxa, de couro, de estrada. Todos de diversas partes do País e do mundo, falando gírias diferentes, línguas diferentes e de culturas diferentes, mas com uma paixão em comum, que é sentir o vento no rosto e o asfalto ou a terra passando por baixo, e sabendo exatamente o que quer dizer liberdade, o mais antigo anseio do homem.
Esta irmandade tem um código de honra silencioso, quase secreto, que nunca precisou ser escrito, mas quem faz parte disto já nasce sabendo. Este código reza não deixar um irmão na estrada, não conhece o valor do dinheiro e ensina que todo motociclista na estrada merece respeito independente da marca ou cilindrada de sua moto.
Quem é mais motociclista? Um garoto que passa o dia em cima de sua Scooter, e a noite sonhando com sua moto de maior cilindrada, ou um empresário bem sucedido com sua moto caríssima que só sai da garagem na caçamba de sua pick-up importada?
É fácil diferenciar os proprietários de motocicletas, que nunca farão parte desta irmandade, dos motociclistas, que podem não ter capital para a moto de seus sonhos, mas nasceram com o instinto que faz com sintam uma vontade irresistível de sair ao encontro de outros irmãos, numa migração pelas estradas do mundo, como acontece com os animais selvagens.




Motociclista
Muita gente me pergunta o que é ser motociclista. É ser piloto de corrida? É ter uma velha moto na garagem, ou uma reluzente Harley na carreta? É fazer trilha nos fins de semana ou apenas ter habilitação torna uma pessoa um motociclista?

Em vários anos de motociclismo, conheci várias pessoas que pilotam ou possuem motocicletas e me atrevo a tentar descrever o que é ser um motociclista.

O termo motociclista, genericamente se enquadra a todos que andam de moto, mas como não conseguimos perder a mania de rotular, acabamos chamando-os de motoqueiros, traieiros, jaspions, estradeiros, harleiros, e outros rótulos, pejorativos ou não.

Para começar o verdadeiro Motociclista nunca vê sua moto como um investimento, seja ela de qualquer modelo ou tamanho. Vê como se fosse uma mulher, pela qual se apaixonou um dia. Nada o impede de se apaixonar várias vezes, até que um dia ele descobre que sua paixão não é "aquela moto", é andar de moto.

Um motociclista não mede esforços para fazer o que ama e jamais associa dinheiro, ganhos de capital, inflação, etc... à sua paixão.

Ser motociclista é cuidar da moto que lhe dá prazer, é dar-lhe um banho, é perder horas de seu fim de semana colocando um acessório, ou simplesmente polindo, consertando algo ou tirando a poeira. O motociclista faz questão de entender o seu amor.

Ser motociclista é passar o máximo de tempo possível sobre sua moto, é escolher as viagens ou trilhas mais longas. É chegar e ao invés de voltar, resolver ir mais longe, é rodar, rodar, rodar e querer mais.

Ser motociclista é coisa que vem no sangue. Não conheço nenhum grande jogador que tenha começado a jogar depois que se estabilizou na vida ou teve dinheiro para comprar um time. Todos sem exceção, começaram a se interessar pela bola ao mesmo tempo que aprenderam a andar. Ser motociclista não foge a regra, ninguém vira motociclista, a gente nasce motociclista.